sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Caricaturas Divinas

Parece que a polémica das caricaturas de Maomé continua acesa, agora com a tentativa de assassinato do caricaturista em questão, Kurt Westergaard. Quantos de nós já viram sequer as caricaturas? É curioso que não tenha havido jornal português sequer (que eu tenha conhecimento) que se tenha atrevido a desafiar as supostas autoridades eclesiásticas islâmicas, publicando alguma das caricaturas blasfemas. E só nos resta, aos portugueses, opinar, discorrer, reflectir sem conhecimento completo da realidade, baseando-nos em abstracções, abstracções que talvez sejam apenas meras projecções culturais e sentimentais próprias no que já de si tão pouco conhecemos do mundo islâmico. Cá entre nós, detesto que me imponham aquilo que posso ver e aquilo que não posso; e quando opino, gosto de conhecer o melhor possível o objecto de opinião. E creio que todos, estando de acordo ou não, temos o direito de ver umas caricaturas, que, a julgar pela polémica que criaram, são material jornalístico altamente relevante.

Sem tentar impor um sentido de opinião, nem muito menos tendo como objectivo ofender, mas não ignorando que a ofensa possa ser um "dano colateral" do pensamento reflexivo, comunicado por palavras ou imagens, gostaria que algum jornal português tivesse a coragem para publicar o objecto da polémica. Quem quer ver veja, quem não quer não veja. Não posso deixar de colocar Kurt Westergaard na minha galeria daqueles heróis que não têm medo de dizer aquilo que pensam, por palavras, acções e ilustrações, sem omissões, arriscando a própria vida, enquanto que outros os condenam ao calvário, cobardemente, a partir dum templo, que outrora se teria chamado Templo de Jerusalém.

"Blasfemou! Que necessidade temos de testemunhas? Acabais de ouvir a blasfémia. Que vos parece?" Eles responderam: "É réu de morte". Cuspiram-Lhe depois no rosto e deram-Lhe socos. Outros esbofetearam-n'O, dizendo: "Adivinha ó Cristo, quem foi que Te bateu" (Mateus 26, 65-67)

Carta enviada ao director do Público (Para publicação) em 8 de Janeiro de 2010

Sem comentários: